Pesquisas: o que são prótons, nêutrons, íon, ânion, cátion.
As partículas subatômicas: os componentes do átomo
Durante muitos séculos acreditou-se que todos os átomos fossem constituídos do mesmo material, mas que diferissem em forma e tamanho. As idéias sobre os átomos foram sendo alteradas com o tempo, e no início do século XX, com os avanços tecnológicos-científicos, possibilitou a um cientista chamado Rutherford idealizar um modelo de átomo. Segundo esse modelo, ele teria duas regiões:
• Uma região central, denominada núcleo, constituida por partículas carregadas positivamente, chamadas prótons, e por partículas sem cargas, os nêutrons.
• Uma região situada ao redor do núcleo, a eletrosfera, constituída por partículas carregadas negativamente, os elétrons, que se comportam como partícula e como onda.
O núcleo é extremamente pequeno em relação à eletrosfera. Alguns estudiosos comparam os tamanhos de ambos, valendo-se da comparação entre uma pulga e um estádio de futebol. Se o núcleo fosse uma pulga, a eletrosfera seria o estádio.
cargas elétricas
Quando a quantidade de prótons for igual a quantidade de elétrons, o átomo estará eletricamente neutro ou em equilibrio. Ex: O oxigênio tem 8 prótons, 8 nêutrons e 8 elétrons. Portanto, possui a mesma quantidade de cargas elétricas.
Quando a quantidade de elétrons for diferente da quantidade de prótons, o átomo terá uma carga residual. E essa carga será à diferença entre seus prótons e seus elétrons. Esses átomos são chamados de íons.
Se a carga for positiva, o íon é chamado de cátion, e se negativa, de ânion.
Em que diferem os átomos?
Os vários tipos de átomos têm propriedades diferentes, diferem também quanto ao número de partículas subatômicas.
Ex: O ouro, tem 79 prótons, 79 elétrons e 118 nêutrons. O cobre possui 29 prótons, 29 elétrons e 34 nêutrons.
Identificamos um átomo pelo seu número atômico (Z) que corresponde a quantidade de prótons. Assim, o número atômico do ouro é 79 e o do cobre, 29.