pesquisas quantitativas
No caso do autor ele considera as pesquisas que está cada vez mais presente, entendendo que cabe também explorar suas possibilidades como instrumento de aprendizado. Nesse sentido, o levantamento do aumentos dessas pesquisas qualitativas ampara-se no positivismo e preocupa-se com os dados estatísticas, mediação de unidades e categorias, isso reflete ao autor que o pesquisador tem uma postura de menor neutralidade diante do seu objeto de estudo.
Com o aumento das pesquisas qualitativa, ele encara como se fosse novas pesquisas para descobrir e ensinar o que aprendeu, isso transmite um caráter exploratório que está estimulando os pesquisadores cada vez mais a pensar e expressar livremente sobre os assuntos diversos em questão.
O dilema de recuo de teoria se diz como um empobrecimento das pesquisas do ensino no brasil, se deu ao longo dos anos, como o brasil se deu as consequências da degradação da vida acadêmica e, por outro lado foi a questão do conhecimento e da verdade e procede as pessoas criando um novo vocabulário na forma linguística.
Pode-se dizer que o senso comum são crenças e preposições normais, sem que você saiba detalhadamente pode-se alcanças respostas exatas sobre a questão, ele vem como uma coisa natural e fácil de entender. Já racionalidade comunicativa que é bem diferente do senso comum ela vem como uma formulação reflexiva e crítica da razão, ela se faz como um banco de alternativas de ações onde para se ter uma breve solução, terá que ter um diálogo entre os interlocutores para se chegar em um consenso.