pesquisas industriais
Leleco6225
A Jihad Islâmica da Palestina (em árabe: حركة الجهاد الإسلامي في فلسطين, - Harakat al-Jihād al-Islāmi fi Filastīn) é um grupo militante palestino, considerado um grupo terrorista pelos governos dos Estados Unidos1 , da União Europeia2 , do Japão3 , da Austrália4 e de Israel. O grupo prega a destruição do Estado judeu e a constituição de um Estado Islâmico na Palestina5 . A Jihad Islâmica da Palestina executou vários ataques terroristas, por exemplo o atentado suicida do Dizengoff Center (responsabilidade também clamada pelo Hamas).
Al-Qaeda
Al-Qaeda (também Al-Qaida) ou em ortografia do português Alcaida ou Alcáeda (árabe: القاعدة, transl. el-Qā‘idah ou al-Qā‘idah, O alicerce ou A base) é uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visam reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.
São atribuídos à Al Qaeda diversos atentados a alvos civis ou militares na África, no Oriente Médio e na América do Norte, nomeadamente os ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, em Washington, aos quais o governo norte-americano respondeu lançando a Guerra ao Terror e em Paris, contra a sede do jornal Charlie Hebdo. Seu fundador, líder e principal colaborador seria Osama bin Laden. A estrutura organizacional da Al-Qaeda e a ausência de dados precisos sobre seu funcionamento são fatores que dificultam estimativas sobre o número de membros que a compõem e a natureza de sua capacidade bélica.
Hamas
O Hamas (em árabe: حماس, transl. Ḥamās (lit. 'Zelo' ou 'Entusiasmo', acrónimo de حركة المقاومة الاسلامية, transl. Ḥarakat al-Muqāwamat al-Islāmiyyah, "Movimento de Resistência Islâmica") é uma organização palestina, de orientação sunita, que inclui uma entidade filantrópica, um partido político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam. É o mais importante movimento fundamentalista islâmico da Palestina.1
Taliban
O Taliban (também transliterado Taleban,