Pesquisas Cient Ficas Importantes
1. A utilidade do “DNA lixo”
O homem possui 21 mil genes, que estão dispostos em apenas 1,5% do total de DNA. E os outros 98,5% restantes? Na última década, foi demonstrado que essa porção, chamada de “DNA lixo”, possui informações importantíssimas: por mecanismos que começam a ser elucidados, ela está diretamente envolvida na regulação do funcionamento de cada um dos 21 mil genes. Outra descoberta importante é que fatores químicos podem influenciar o genoma por gerações, sem necessariamente mudar a sequência do DNA.
2. Reprogramação celular
As células-tronco embrionárias tem a capacidade de se diferenciar em qualquer outra, mas as que já se diferenciaram, perdem esta capacidade. Recentemente este dogma da biologia clássica foi destruído. Células-tronco pluripotentes podem ser obtidas reprogramando os genes de uma célula adulta do sangue ou da pele, por exemplo. Estas células reprogramadas têm sido testadas em portadores de doenças raras, como Parkinson, esclerose lateral amiotrófica e até no autismo. No entanto, o objetivo principal é conseguir criar células, tecidos e órgãos para transplantes.
3. A Constituição do Cosmos
Vários experimentos mostraram mais precisamente o que está acontecendo no Universo. Na década passada, ganhou força a teoria de que o universo é formado por três componentes: 4,56% são de matéria ordinária, como a que constitui estrelas e planetas; 22,7% de matéria “negra”, cuja gravidade mantém a ligação entre as galáxias, e 72,8% de energia “negra”, que alonga o espaço e acelera a expansão do universo. E que o Cosmos é plano.
4. Água em Marte
Missões espaciais encontraram fortes evidências de que houve água líquida no planeta vermelho bilhões de anos atrás. Em 31 de julho de 2008, a Nasa anunciou a