Pesquisar cientificamente
A ciência refere-se a qualquer conhecimento sistemático, em torno de teorias que permite prever e controlar eventos futuros da realidade. Seu objetivo primordial e compreender, explicar, predizer e controlar os fenômenos ou fatos da realidade empírica. Pesquisar cientificamente significa utilizar um conjunto de procedimentos sistemáticos para buscar respostas para um problema proposto mediante o emprego de métodos científicos. Para se explicar em ciência é necessário conhecer como nasce o fenômeno, por que nasce, como se desenvolve, o que o afeta e o que ele afeta.(SELLTIZ,1987 a).
Já a teoria é um conjunto de construções mentais da realidade inter-relacionados que variam, definições e proposições que apresentam uma visão total do problema especificando relações entre variáveis, com a finalidade de explicar fenômenos naturais. As observações da realidade são influenciadas pelas teorias e pela linguagem do observador. As teorias devem ser testáveis a fim de serem: certificadas por diferentes pesquisadores; capazes de explicar e predizer fenômenos do mundo real; diferenciarem-se de esquemas puramente analíticos. Entende-se como hipóteses sentenças declarativas e afirmativas que antecipam a relação entre duas ou mais variáveis. As hipóteses serão testadas na investigação que o pesquisador está disposto a realizar, elas são derivadas da teoria.
Lei pode ser definida como a condensação do conhecimento sobre como os fatos acontecem (RUDIO, 1999) as leis advêm de afirmações que estão na forma de condições generalizáveis, ou seja, que especificam relações na seguinte forma: toda vez que A ocorra, então B ocorrerá, quando estas afirmações podem ser testadas de forma empírica e quando estão integradas ao conhecimento cientifico, diz que tais afirmações se transformam em leis. A função das leis em ciência é descrever o que é a realidade.
O método científico consiste em regras de como se deve proceder a