Pesquisadores, James Hutton
Químico, naturalista e geólogo britânico, considerado mesmo um dos fundadores da geologia, nasceu a 3 de junho de1726, em Edimburgo, e faleceu a 26 de março de 1797, no mesmo local. Concluiu os estudos secundários naquela cidadeescocesa, tendo, de seguida, ingressado na Universidade de Edimburgo para estudar Direito - a despeito da área do seumaior interesse ser a Química. Desistiu da carreira jurídica e acabou por licenciar-se em Medicina, em 1749.
Criador e defensor da Escola Plutonista, defendeu na sua obra, editada em dois volumes, Teoria da Terra (1795) que omagma era o formador das rochas, embora admitisse a intervenção da água na sua formação. Estudou as discordânciasangulares e reportou-lhes interesse geológico. Admitia a impossibilidade de serem encontrados vestígios de rochascorrespondentes ao início da história da Terra, atendendo a que as rochas mais antigas teriam derivado de outras aindamais antigas que, entretanto, tinham sido destruídas por erosão. Reconheceu a ação dos processos naturais namodelação da superfície terrestre tais como a erosão, a deposição e a atividade vulcânica. Para o revolucionário Hutton,a composição das rochas do planeta eram uma prova de que a Terra existiria há muito mais tempo do que o relatado na Bíblia.
Conclusão
Foi um dos principais impulsionadores do uniformitarismo, segundo o qual a formação de qualquer rocha se pode explicara partir dos processos que ainda hoje ocorrem, sendo que qualquer alteração geológica é lenta e gradual. Este princípioconstituiu, aliás, uma das bases fundamentais da geologia.
Introdução
James Hutton, foi um químico, mas é mais conhecido como geólogo. Por que, então incluí-lo neste arquivo? Há duas razões. Primeiro a sua teoria notáveis da idade da Terra foi inspirado por Newton 's visão de mundo, tal como apresentado no ensino de Colin Maclaurin, ea segunda que um dos seus principais