Pesquisador
Índice
Introdução 3
Soldagem a Arco Elétrico 4
Procedimento 5
Descrição do Material Utilizado 6
Introdução
A soldagem está intimamente ligada às mais importantes atividades industriais que existem no mundo moderno: construção naval, ferroviária, aeronáutica e automobilística, caldeiraria, construção civil metálica, indústria metalúrgica, mecânica e elétrica. Na verdade, é rara, se é que existe, a indústria que pode prescindir da soldagem como processo de produção ou de manutenção. A soldagem com eletrodos revestidos obtém a união das peças pelo seu aquecimento localizado com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico consumível, recoberto com um fluxo (eletrodo revestido), e as peças. O revestimento é consumido junto com o eletrodo pelo calor do arco desempenhando uma série de funções fundamentais ao processo de soldagem como, por exemplo, a estabilização do arco, a proteção do metal fundido pela formação de escória e de gases e a adição de elementos de liga e de desoxidantes à poça de fusão.
Soldagem a Arco Elétrico
Soldagem ao arco elétrico é um processo de soldagem por fusão em que a fonte de calor é gerada por um arco elétrico formado entre um eletrodo e a peça a ser soldada. O arco elétrico de soldagem consiste em uma descarga elétrica sustentada através de um gás ionizado em alta temperatura (o Plasma), que produz energia térmica suficiente para ser usado na união de peças por fusão localizada. O processo de soldagem ao arco necessita de fontes de energia que forneçam os valores de tensão e corrente adequados a sua formação. Para isso, essas fontes devem apresentar algumas características:
• Transformar a energia da rede que é de alta tensão e baixa intensidade de corrente em energia de soldagem caracterizada por baixa tensão e alta intensidade de corrente;
• Oferecer uma corrente de soldagem estável;
• Possibilitar a regulagem da tensão e da corrente;
• Permitir a fusão de todos os diâmetros de