Pesquisa
Antônio Jorge Soares *
RESUMO. A origem da Filosofia parece se perder nos emaranhados do tempo. Não obstante isto, algumas teses foram ventiladas, reivindicando o nascimento da Filosofia. No presente texto, serão examinadas as teses segundo as quais a Filosofia teria origem no Oriente, particularmente no Egito e na Babilônia, adviria da sabedoria dos chamados Sete Sábios da Grécia Antiga e seria oriunda do mito, antes de se apresentar as considerações finais. PALAVRAS-CHAVE. Origem da Filosofia. Oriente. Os Sete Sábios. Mitos.
1 INTRODUÇÃO
Tratar de algo que teria ocorrido em nosso próprio tempo já é uma tarefa que se reveste de imensas dificuldades (as especulações a respeito do suicídio de Getúlio Vargas, o assassinato de P. C. Farias ilustram isto), o que dizer, então, de algo que teria ocorrido num tempo tão longínquo do nosso, como é o caso da origem da Filosofia? Teria ela tido origem no Oriente e, só mais tarde, se apresentado nas colônias jônicas? Seria oriunda da mitologia grega, cujos pais seriam Homero e Hesíodo? Seria originária de alguma concepção religiosa, egípcia ou grega? Ou ainda seria uma criação genuinamente grega erigida a partir da autoridade dos chamados “sete sábios” da Grécia Antiga? Eis algumas das questões que trataremos aqui. Para isto, o presente texto será dividido em três partes centrais, onde se examinarão as seguintes proposições: a Filosofia é oriunda do Oriente, a Filosofia advém da sabedoria dos Sete Sábios gregos, a Filosofia tem origem no mito.
2 A TESE DE QUE A FILOSOFIA É ORIUNDA DO ORIENTE
A tese segundo a qual a Filosofia seria oriunda do Oriente parece se apoiar no fato de Tales, o primeiro filósofo, segundo a tradição grega, e Pitágoras haverem visitado o Egito e a Babilônia, onde travaram conhecimento com os sacerdotes ali existentes. Do Egito, teriam assimilado a Geometria, a Aritmética e a crença na transmigração das almas; e da Babilônia, a Astronomia ali