pesquisa
Aluna: Karen Carvalho – Mat 03011851
Pesquisa: Diferença entre titulo de renda fixa e variável
Dizer que determinado produto é de renda fixa ou renda variável é apenas uma das formas que podemos usar para classificarmos os diferentes produtos oferecidos pelas instituições financeiras. Compreender esta diferença é simples, e a palavra chave para isso é obviamente a renda, ou seja, aquilo que foi gerado do capital investido inicialmente. Basicamente em renda fixa se sebe o valor que será recebido com o investimento, enquanto na renda variável a remuneração do capital é uma incógnita sujeita a flutuações e riscos de mercado.
1 - Quando Você não Sabe a Rentabilidade: Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou o retorno de capital não pode ser identificados no momento da aplicação, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com as flutuações de mercado.
Os mais comuns: Abertura de um novo negócio; Investimentos em ações; fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas), e Commodities (ouro, soja, moeda e outros).
2 - Quando Você sabe a Rentabilidade: Diferentemente da renda variável, em ativos de renda fixa o investidor sabe quando e quanto receberá de remuneração de seu capital.
Pré-fixados: O investimento em renda fixa deve ser entendido como um empréstimo. Quando investimos em renda fixa estamos na verdade comprando um Título de Dívida (bond, em inglês), ou seja, o investidor empresta dinheiro ao emissor do papel (do título), que em troca lhe paga juros até a data de vencimento desse papel, quando ocorre o resgate do título. Exemplos de títulos pré-fixados mais comuns são: CDBs, Fundos de renda fixa, Títulos públicos e etc.
Importante notar que um investimento de renda fixa pode também ter sua rentabilidade variável. São os chamados ativos de “renda fixa pós-fixados”.
Pós-fixadas: Em