pesquisa
Consiste em uma exposição oral para participantes que possuam algum conhecimento prévio do assunto a ser debatido. A dinâmica do seminário divide-se em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Trata-se de um produto informativo mais focado, porém parcial. A informação tem normalmente uma única fonte - o orador ou expositor - e, por conseqüência, pode apresentar certo viés. Usualmente, o orador é um guru ou expert no assunto que está sendo exposto.
O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos e / ou dados quantitativos vistos sob o ângulo das expressões científicas-positivas, experimentais e humanas.
Congresso
Um congresso é uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias. O congresso pode ser uma boa ocasião para resolver questões pendentes por parte da assembleia em questão.
No quotidiano, embora informalmente, também é possível fazer discursos ou apresentações na presença de um público. Aplica-se, entre outras situações, aquando do lançamento de um produto no âmbito de um evento, em exposições científicas e na defesa de um trabalho académico.
Em geral, um congresso consiste na apresentação de um projecto ou de uma proposta de trabalho. Como a sua intenção é didáctica ou persuasiva, é indispensável que o orador conheça em profundidade os temas tratados. O congresso deve ter uma introdução (para suscitar o interesse da plateia), um corpo central (no qual é desenvolvida a mensagem que se pretende transmitir) e uma conclusão (que costuma resumir aquilo que é expressado no corpo central).
MESA-REDONDA
É uma reunião do tipo clássico, preparada e conduzida por um coordenador, que funciona como elemento moderador, orientando a discussão para que ela se mantenha sempre em torno do tema principal. Os expositores têm um