Pesquisa
Processadores x86 e AMR
Processadores x86 criada e lançada pela Intel em 1978, essa arquitetura suportava aplicativos de 8, 16, 32 bits. Com a evolução dos processadores Intel, a arquitetura x86 passou a suportar aplicativos e sistemas de 64 bits. Atualmente está presente na maioria dos processadores Intel e AMD, equipando quase todos os desktops, notebooks e netbooks.Portanto com evolução deste processador ao longo dos anos é capaz hoje de executar qualquer tipo de operação em ponto flutuante e SIMD(Single Instruction, Multiple Data).
• 16 bits
O original Intel 8086 e 8088 tem quatorze registros de 16 bits. Quatro deles (AX, BX, CX, DX) são registradores de propósito geral (GPRS, embora cada um possa ter uma finalidade adicional: por exemplo, apenas CX pode ser usado como um contador com a instrução de loop). Cada um pode ser acessado como dois bytes separados (daí o byte mais alto BX pode ser acessado como BH e byte baixo como BL). Há dois registros de ponteiro: SP, que aponta para o topo da pilha e da BP (base pointer) que é usado para apontar para algum outro lugar na pilha, geralmente acima de variáveis locais. Dois registros (SI e DI) são para a indexação de matriz.
Quatro registradores de segmento (CS, DS, SS e ES) são usados para formar um endereço de memória. O registrador de flags contém sinalizadores como de proceder com tais flags, overflow de flag e underflow de flag. Finalmente, o ponteiro de instrução (IP) aponta para a próxima instrução que será obtida a partir da memória e depois executados.
Na Intel 80286, três registros especiais contém endereços da tabela descrita (GDTR, LDTR, IDTR), e um registo de quarta tarefa