pesquisa
Em vez de respondermos pela análise da fórmula da energia potencial elétrica, vamos fazer o seguinte raciocínio: duas cargas elétricas positivas têm a tendência natural de se afastarem. Se aproximarmos estas cargas, estamos contrariando sua tendência natural. Neste caso, a energia potencial elétrica do sistema de cargas aumenta. Já duas cargas elétricas, uma positiva e outra negativa, têm a tendência natural de se aproximarem. Se aproximarmos estas cargas estamos favorecendo sua tendência natural. Neste caso, a energia potencial elétrica do sistema de cargas diminui.Respostas:
Q e q de mesmo sinal: a energia potencial elétrica aumenta
Q e q de sinais opostos: a energia potencial elétrica diminui
2. No campo gerado por uma carga elétrica puntiforme Q > 0, fixa num ponto O, considere os pontos A e B, cujos potencias são VA = 4.104 V e VB = 2,5.104 V. Uma carga elétrica q = 2.10-6 C é transportada de A até B. Qual é a variação da energia potencial elétrica da carga q neste deslocamento?
ΔEp = EpB - EpA = q.VB - q.VA = q.(VB - VA) =>
ΔEp = 2.10-6.(2,5.104 - 4.104) => ΔEp = -3.10-2 J Resposta: -3.10-2 J
3. No campo gerado por uma carga elétrica puntiforme Q > 0, fixa num ponto O, considere um ponto P situado a uma distância d de O. Seja V o potencial elétrico em P e E a intensidade do vetor campo elétrico. Relacione V, E e d.
De E = k.IQI/d2 e sendo Q > 0, podemos escrever: E = k.Q/d2 (1)
Sendo V = k.Q/d, vem: V = k.(Q/d2).d. Levando em conta (1), resulta: V = E.d
Resposta: V = E.d
4. No ponto A, do campo elétrico gerado por uma carga elétrica puntiforme Q, o potencial elétrico é igual a 3.103 V.
Determine:
a) o potencial elétrico no ponto B;
b) o trabalho realizado pela força elétrica que age numa carga elétrica puntiforme q = 1 μC