pesquisa
1.1 Rio Braço Direito
A realidade atual do rio Braço Direito do rio Candeias, que é o principal fonte de abastecimento de agua potável para população de Campo novo de Rondônia, onde sua nascente localiza-se no alto do Tracoá, no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos, e sua extensão é de 170 km, com maior parte de mata ciliar nativa sendo dentro do parque, e ao decorrer do rio em propriedades rurais alto concentração de desmatamento e queimadas.
Com relação a poluição do rio existe uma grande preocupação, pois o mesmo encontra-se em uma situação de degradação a partir do parque, passando pela cidade ate onde ele desagua no rio Jamari causando um grande impacto ambiental. Essa preocupação é devido a pratica de garimpos que muitas vezes desviam o percurso do rio causando a morte de várias espécies de peixes e contaminando a agua com o óleo diesel que usam para o funcionamento dos motores, que muitas vezes estouram as mangueiras, vazando óleo dentro do rio, também o acido usado para queimar o metal que é jogado na agua.
Nas propriedades rurais além descarte inadequado de resíduos sólidos jogados as margens do rio, existe também um grande índice de desmatamento e queimadas para o manuseio de lavouras e pastagens, ocasionando assoreamento pela falta de mata ciliar. O uso de agrotóxicos nas lavouras afetando as aguas, e ao londo da cadeia alimentar que sobrevivem da pesca
A condição atual dos fundos de vale das áreas ocupadas em Ariquemes, em especial os igarapés. Com a necessidade de moradia e desenvolvimento, tem gerado modificações importantes ao meio ambiente, refletindo na qualidade de vida do homem e seres vivos em geral.
Com a ocupação destas áreras que deveriam ser preservadas, à construção de casas ou até mesmo de imóveis. Essas áreas e os seus arredores são ocupados na maioria das vezes por população de baixa renda, a qual sem acesso a moradia, passa a ocupar áreas impróprias para habitação, como por exemplo, as