pesquisa
As regras criadas pelo jogo proporcionam no educando a zona de desenvolvimento proximal.
De acordo com o referencial teórico de Vygotsky, vamos dar ênfase ao aspecto cognitivo do jogo: o ser humano se desenvolve a partir do aprendizado, que envolve a interferência direta ou indireta de outros seres humanos.
Vygotsky através de seus estudos sobre as funções psicológicas superiores, nos aponta um controle consciente do comportamento - percepção, atenção e memória, que não nasce com o ser humano. Esses estudos contribuíram muito com a educação, pois podemos entender com mais clareza a aprendizagem humana e conseqüentemente enriquecer nossas práticas pedagógicas.
Para Vygotsky a mediação é que faz a diferença, ela é o processo que irá interferir na relação de aprendizagem da criança, isto é, deixa de ser direta para ser mediada. É através dessa mediação que as funções psicológicas superiores se desenvolvem no ser humano. Para ele a mediação depende de dois elementos importantes: o signo – que vai regular as ações psicológicas e o instrumento – que regula as ações sobre os objetos. E são através desses mediadores – instrumentos e signos – que a relação entre homem X mundo real são organizadas pelas funções psicológicas superiores.
De acordo com essa concepção de Vygotsky a memória poderosa é aquela que é mediada por signos. Esse processo interfere na aprendizagem de todos os envolvidos, quem ensina e quem aprende, por isso podemos dizer que onde não acontece o aprendizado também não acontece o conhecimento. E pensando como “Escola”, é sua obrigação construir um ser psicológico adulto, já que o aprendizado leva ao conhecimento.
Vygotsky diz que o nível de desenvolvimento real é a capacidade do ser humano de realizar tarefas independentes,