Pesquisa
3º Período
Avaliação e contribuição da motivação e emoção para a anorexia nervosa
Rio de janeiro 29/09/2013
Universidade Estácio de Sá. Campus R9.
3º Período
Rafael Pinto Baptista
Avaliação e contribuição da motivação e emoção para a anorexia nervosa
Trabalho apresentado na disciplina de Psicologia, tendo como a professora
ANGELA PEREZ DE SA
Rio de janeiro 29/09/2013
RESUMO
Estudos desenvolvidos em torno da anorexia nervosa e da alexitimia (ausência de emoções) apontam para a existência de uma relação entre estes dois quadros, sendo de salientar a frequente presença de alexitimia em doentes com patologia alimentar. Apesar de algumas investigações procurarem analisar esta relação, está ainda pouco claro o processo que caracteriza a vivência emocional deste tipo de doentes.
UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS EMOÇÕES PARA A ANOREXIA NERVOSA
As perturbações do comportamento alimentar têm surgido com frequência nos contextos clínicos sendo consideradas das doenças mais comuns em adolescentes do sexo feminino (Whitaker, 1992).
A anorexia nervosa caracteriza-se por uma restrição alimentar severa da qual resultam complicações que conduzem a uma significante morbidez biológica, psicológica e social e que, por vezes, pode até conduzir à própria morte.
Há evidência de que a incidência da anorexia nervosa aumentou ao longo das últimas décadas em raparigas na faixa etária entre os 15 e os 24 (Taylor, Bagby, & Parker, 1997). A comunidade científica tem acompanhado o aumento da incidência da doença desenvolvendo vários estudos em torno dos fatores etiológicos e da co-morbilidade associada. No entanto, e apesar da significativa quantidade de estudos realizados é ainda pouco claro o “mecanismo” de