Pesquisa
Seis Sigma é um sistema implantado como auxilio das empresas onde permite o aumento da capacidade e desempenho de processo, sem aumentos drásticos nos custos da empresa.
Os principais processos são o aumento de produtividade, diminuição de tempo em determinadas atividades, melhorias de fluxo de caixa, diminuição de custos variáveis e entrega de produtos no prazo determinado, conseguindo assim adquirir a satisfação do cliente.
O Seis Sigmas se baseia no ciclo DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar), com ênfase dado ao planejamento no inicio do projeto que direciona os esforços para a solução dos problemas.
Principais ferramentas dos Seis Sigmas:
Mapeamento de processos - utilizado para identificar os defeitos e qualidades que possam mostrar a operação ineficiente ou eficiente do processo.
Análise de Sistemas de Medição - onde estabelece o quão eficaz será para o melhor desempenho e retorno para a empresa.
Capabilidade de processos - Representa o atendimento às necessidades além do necessário, dimensiona a relação entre o desempenho de um processo e o desempenho esperado pelo cliente.
Desenho de Experimentos (DOE) - utilizado para identificar as causa que conduzem a um ótimo processo de serviço.
Controle Estatístico de Processos (CEP) - onde gráficos de controle são utilizados para monitorar a qualidade exigida pelo cliente e para manter o desempenho do processo.
Para a implantação do projeto é necessário cursos de capacitação oferecidos aos funcionários e envolvidos interessados, onde englobe basicamente melhorias de produtos, serviço e inovação.
• DOWNSIZING
O Downsizing ressalta a necessidade de uma visão mais abrangente por parte da empresa, para que consigam ter o foco não apenas na redução dos colaboradores mais principalmente na revisão das estruturas e necessidades de uma administração mais racional por parte dos gerentes.
Visa à eliminação de processos desnecessários que atrapalham as tomadas de