Pesquisa
Aluno: Carlos César Silva Franco
V2
Uberlândia – 2013-01
Centro Universitário do Triângulo – UNITRI
Aluno: Carlos César Silva Franco
Trabalho desenvolvido para a V2 da matéria de Projetos Especiais II, ministrada pelo
professor
Daniel
Sobreira no 5º período do curso de
Comunicação Social – Publicidade e
Propaganda
Uberlândia – 2013-01
Para elaborar uma pesquisa científica na comunicação é necessário definir o que ser quer. Para que a pesquisa será realizada. Qual seu objetivo e sua finalidade. Definido isso, é preciso criar as informações e perguntas do questionário.
Precisam ser perguntas pertinentes e claras, para que as respostas sejam compreendidas. A pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa, depende do objetivo. A quantitativa leva em consideração o número de pessoas e utilizam-se questões fechadas, obtendo volume e pouca qualidade nas respostas.
Já a qualitativa tem um público limitado, as perguntas necessitam de respostas mais elaboradas e geralmente demanda um pouco mais de tempo.
A escolha do local também é muito importante, pois precisa ser um lugar com um fluxo de pessoas a quem se destina a pesquisa, exemplo mulheres de 25 a
30 anos frequentam hospitais e clínicas para exames periódicos, aplicar a pesquisa nas proximidades pode-se obter bons resultados.
A escolha do pessoal que aplicará a pesquisa também é outro ponto relevante.
Tem de ser pessoas com o devido treinamento, que saibam como falar e abordar ao público e que não interfiram de modo algum nas respostas, para isso é preciso pessoas confiáveis e que estejam dispostas.
Outro fator relevante quanto ao questionário, não delimitar um número exato de idade, ou renda mensal, muitas pessoas ficam constrangidas quanto a certos tipos de informações.
Depois da aplicação da pesquisa chega a hora de checar as respostas e fazer a tabulação.
A Tabulação se dá com a distribuição, em uma planilha,