Pesquisa e pratica profissional
A sociologia da educação e uma disciplina que estuda os processos sociais da educação e da aprendizagem.
A sociologia da educação tem como fundadores Emile Durkhein, Karl Max e Max Weber, dando a eles a oportunidade de compreender e caracterizar a inter-relação ser humano-sociedade-educação de diferentes teorias sociológicas.
As relações entre família e escola sempre estiveram de alguma forma presentes nos sistemas de ensino, na pesquisa educacional em geral e mais nas preocupações dos sociólogos da educação. Segundo Van Zanten 1988, embora família e escola sempre tenham desenvolvido relações sociais entre si, são relativamente recentes as interações individuais entre pais e professores,devido mudanças que se verificam tanto no modo familiar quanto nas instituições de ensino´[nogueira,1998] família e escola vivenciam uma aproximação cada vez maior.
A importância da sociologia na educação para futuros docentes está especialmente em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições [famílias, comunidade, igrejas dentre outras]. Isso significa tornar mais claro os horizontes de sua prática profissional e a relação dela com a sociedade histórica e atualmente.
A sociologia da educação deverá ajudar as determinações sociais da sua prática profissional, da configuração do sistema educacional no país, da sua inserção na estrutura de classes do capitalismo, do significado da educação no capitalismo, ou como diria Baudelot a sociologia da educação deverá fornecer mapas para orientação dos futuros professores, mapas que permitam estabelecer itinerários nas escolas e nos centros de educação