PESQUISA E PR TICA EM EDUCA O
Referência Bibliográfica:
Bondioli, Anna. Manual de Educação Infantil de 0 a 3 anos. Segundo a Autora por parte dos psicólogos e dos educadores existem um renovado interesse voltado ao estudo dos mecanismos através dos quais se constroem os conhecimentos nos primeiros anos de desenvolvimento. Pois a criança está em processo constante de aprendizagem durante toda existência. Para educar cabe salientar também a importância das interações sociais, pois é na interação com o outro, nas vivências no meio humano que ocorre o desenvolvimento da criança. Para que ela de maneira adequada, com o objetivo de favorecer e melhorar as competências infantis, com estudo relativos a aquisição dos conhecimentos através do ambiente familiar, social e escolar. Sendo assim, tanto na família, na rua, na escola como um todo se desenvolve processos educacionais. A educação acontece em qualquer lugar. Pra educar cabe salientar a importância das interações sociais, pois é na interação com o outro que ocorre o desenvolvimento da criança. Sendo assim, o ser humano se desenvolve e se transforma continuamente.
] Partindo do pressuposto de que o educar prepara o indivíduo para o mundo, a escola educa a criança considerando-a como um ser ativo competente e produtor de cultura. Portanto, pode concluir-se que a posição interativa, em reciproca relação do ambiente de uma creche, onde o cuidar e o educar pode se tornar responsável de uma criança, onde ela se torna estimulada desde cedo.
Referência Bibliográfica:
Bondioli, Anna. Manual de Educação Infantil de 0 a 3 anos – A construção dos conhecimentos através das trocas entre crianças – Anna Bondioli e Susanna Mantovani. 9ª edição – Porto Alegre: ArtMed, 1998. Capítulo: 15 páginas: 245 e 258