Pesquisa e Observação Participante
Para que uma investigação seja realizada e que seu objetivo seja concluído, é feito anteriormente um projeto de pesquisa, o que além de detalhar os passos a serem seguidos na investigação, também, visa prevenir possíveis imprevistos que até poderiam causar a inviabilidade do projeto.
Além de que um projeto de pesquisa pode ser é utilizado como forma de divulgar a pesquisa no mundo científico, buscando também conseguir financiamentos para o andamento desta, e ainda “[...] outros especialistas poderão tecer comentários e criticas, contribuindo para um melhor encaminhamento da pesquisa.” (Minayo, 2000, p.36).
“O projeto de pesquisa deve esclarecer sobre os vários elementos que irão compor a investigação.” (Deslandes, p.37).
- O primeiro elemento a ser esclarecido é o tema da pesquisa, que será a “área de interesse”. Mas, essa tarefa é um pouco mais complicada do que parece, pois apesar de se escolher um tema, essa ainda é uma pequena delimitação, pois muitos temas a serem estudados mais especificadamente, podem se subdividir em várias especificações sobre assunto, e é nessa partícula que o problema decorre, se tornando o mais específico e individual possível, sendo um aprofundamento do tema.
Conforme Deslandes, p.38, alguns autores apresentam que tal problema deve ter certas características, dentre elas estão: primeiramente formular o problema como pergunta dessa forma a sua identificação fica mais fácil para aqueles que quiserem consultar sobre o projeto. Em segundo lugar o “[...] O problema deve ser claro e preciso” (Deslandes, p.39). E em terceiro o problema deve ter certa restrição diante do assunto, como já foi dito anteriormente, certos assuntos podem se tornar amplos demais, portanto é necessário de certa forma o delimitar,