Pesquisa Varizes esofágicas
São veias dilatadas e tortuosas, geralmente localizadas no terço inferior do esôfago, na região esofagogástrica, em consequência do aumento da pressão do sangue causada principalmente pela cirrose do fígado.
A cirrose forma uma barragem ao sangue que vem dos intestinos pela veia porta para, através do fígado, atingir a veia cava inferior e o coração. Sendo incapaz de vencer essa barragem, o sangue faz uma circulação colateral pelas veias do esôfago e do estômago. O aumento da tensão do sangue nessas veias forma varizes no estômago e principalmente no esôfago.
Cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea. Pode ser causada por infecções ou inflamação crônica dessa glândula. A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Com isso, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile (um agente emulsificador de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, entre outras.
A cirrose é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode acometer também as mulheres. O uso abusivo de álcool fez crescer o número de portadores da doença nos últimos anos.
Causas da cirrose
O abuso do álcool é a principal causa da cirrose. Como o fígado é responsável pela metabolização dessa substância, quando exposto a doses excessivas de álcool, sofre danos em seus tecidos vitais que comprometem seu funcionamento.
Também são causas de cirrose as hepatites crônicas provocadas pelos vírus B e C, pelo uso de determinados medicamentos e pela hepatite autoimune.
O sangramento por ruptura de varizes esofágicas é a principal complicação da hipertensão porta (às vezes chamada simplesmente de veia porta no corpo humano que drena sangue do sistema digestivo e de suas glândulas associadas.). É um dos principais componentes