PESQUISA SOCIAL
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: MÉTODOS E TECNICAS DE PESQUISA EM GEOGRAFIA HUMANA
ROBSON DUARTE DA COSTA
FICHAMENTO DE: DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade.
“Quando tratamos da pesquisa qualitativa, frequentemente as atividades que compõem a fase exploratória, além de antecederem à construção do projeto, também a sucedem. Muitas vezes, por exemplo, é necessário uma aproximação maior com o campo de observação para melhor delinearmos outras questões, tais como os instrumentos de investigação e o grupo de pesquisa.” (§ 1 pg. 31)
“Então quando se inicia a fase exploratória? Formalmente, a fase exploratória termina quando o pesquisador definiu seu objeto de pesquisa, construiu o marco teórico conceitual a ser empregado, definiu os instrumentos de coleta de dados, escolheu o espaço e o grupo de pesquisa, definiu a amostragem e estabeleceu estratégias para entrada no campo. Daí conclui-se que não é possível determinar com tanto rigor seu término. Contudo, é imprescindível que o pesquisador programe o final desta etapa, incluindo-a num cronograma.” (§ 2 pg. 32)
“Quando escrevemos um projeto, estamos mapeando de forma sistemática um conjunto de recortes.” (§ 1 pg. 34)
“A dimensão técnica trata das regras reconhecidas como científicas para a construção de um projeto, isto é, como definir um objeto, como abordá-lo e como escolher os instrumentos mais adequados para a investigação. Sendo que técnica sempre diz respeito á montagem de instrumentos (DEMO, 1991), o projeto de pesquisa é visto nesse sentido como um instrumento da investigação.” (§ 2 pg. 34)
“Fazemos um projeto de pesquisa para mapear um caminho a ser seguido durante a investigação. Buscamos, assim, evitar muitos imprevistos no decorrer da pesquisa que poderiam até mesmo inviabilizar sua realização.” (§ 4 pg. 35)
“Ao alcançar a forma