Pesquisa sobre o Moodle e Plágio
Aluno: Sileise Aparecida Corrêa Ribeiro Pereira
Disciplina: Fundamentos e Práticas da EaD
Introdução
O significado de Plágio, suas Formas e a Legislação
Conteúdo Pesquisado
Sabemos que palavra plágio significa copiar, assinar, uma obra, seja ela qual for, em partes ou em sua totalidade de outra pessoa, em seu próprio nome, em benefício próprio.
Ou seja, seria tomar posse e ganhar créditos do que não lhe pertence, do que não foi criado por si próprio.
Sabemos que há plágios em diversos lugares, em diversas coisas, como por exemplo: em letras musicai, desenhos e projetos industriais, em desenhos de arquitetura, fotografias, trabalhos acadêmicos, em obras literárias, em coleções de moda, em reprodução de CDs, DVDs... enfim em uma vasta gama de coisas que possam ser plagiadas.
Portanto o plágio é a cópia não autorizada de várias informações e é considerada crime, previsto no Código Penal Brasileiro, sob a Lei de nº 9610.Em vários países é considerado como uma violação aos direitos autorais de seus autores originais e isso é uma atitude anti ética, considerada por todos.Com toda modernidade que dispomos hoje, somos capazes de detectar plágios, com softwares pela internet, ou com softwares pessoais, onde você digita a informação desejada e ele procura em todas as fontes disponíveis para ver a veracidade do objeto, obra, pesquisado.
Segundo nossa legislação e sob a Lei de nº 9610, no artigo de nº 184, fica claro que é passível de processo de violação de direito autoral, sob pena de detenção de 3 (três) meses a 1 ano, ou multa com valores estipulados pelo Excelentíssimo Sr. Juiz da Instancia a que é julgado o processo.
Conclusão
Concluí portanto, que plagiar algo é um ato totalmente ilegal e antiético, que pode até trazer um “benefício” momentâneo, mas com consequências irreparáveis e por muitas vezes arrasadoras, em um futuro muito próximo.
Fontes