Pesquisa sobre o BRICS
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
DISCIPLINA: LOGÍSTICA PARA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
PESQUISA
BRICS E O NOVO BANCO DE DESENVOLVIMENTO (NBD)
Teresina-PI, Setembro de 2014.
PESQUISA
BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)
1. O que são os BRICS?
BRICS é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento.
2. Como foi criado o termo?
Em 2001 o economista Jim O’Neil formulou a expressão BRIC, utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos.
Inicialmente tratava-se apenas de uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com característica comuns, mas a partir de 2006 passou a ser um mecanismo internacional, de caráter diplomático, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.
A partir do ano de 2011, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS.
3. Qual o potencial de crescimento do grupo?
O processo de desenvolvimento econômico do BRICS é crescente, e já vem influenciando algumas decisões mundiais como na reunião da OMC em 2005, quando os países em desenvolvimento, liderados por Brasil e Índia, juntaram-se aos países subdesenvolvidos para impor a retirada dos subsídios governamentais pela União Européia e pelos Estados Unidos, e a redução das tarifas de importação.
Além disso, muito mais que possibilidades de crescimento, o BRICS é visto como um grupo com potencial para "mudar o mundo", seja pelas ameaças ou oportunidades que representam do ponto de vista econômico, social e político. Uma vez que estão em rápido desenvolvimento, supõe-se que