Pesquisa sobre a universidade puc campinas
A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas ou PUCCAMP, esta sigla utilizada pela instituição até o ano de 2000) é uma universidade privada católica, localizada na cidade brasileira de Campinas. É a mais antiga universidade do interior de São Paulo e segunda maior da cidade, estando também no ranking das melhores e mais caras universidades privadas do pais! Contando com aproximadamente vinte mil alunos. Sua mantenedora é a SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução)
A história da universidade iniciou-se em 7 de junho de 1941, quando nasceu a sua primeira unidade - a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em1952, a Diocese de Campinas adquiriu o antigo solar que foi propriedade de Joaquim Policarpo Aranha, o barão de Itapura, doado por sua filha Isolethe Augusta de Sousa Aranha. Um dos expoentes da política e da agricultura campineira durante o chamando Ciclo do Café no século XIX, o "Pátio dos Leões", atualmente parte do Campus Central, foi o local onde a universidade nasceu. Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.
Os novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço: o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras.
A PUC-Campinas conta também com o Colégio de Aplicação Pio XII, pertencente à universidade.
Desde o início do século XX o Brasil já contava com faculdades católicas. Visando difundir sua doutrina, a Igreja Católica acompanhou o surgimento das universidades brasileiras com a criação de faculdades de Filosofia, consideradas importantes centros de divulgação doutrinária religiosa. A criação da primeira faculdade do tipo (atualmente parte da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ocorreu em 1908, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
Na década de 1930, Dom Francisco de Campos Barreto, segundo