Pesquisa sobre a falta de interesse nas teóricas sobre educação física
Licenciatura em Educação Física
Interesse em aulas teóricas.
Recife,2014
Renan Souza de Lima
Interesse em aulas teóricas.
Projeto de pesquisa produzido como requisito de avaliação na disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico, ministrada pela Professora Maria Cecília.
Sumário
1. Apresentação 4
2. Problema de Pesquisa 5
3. Justificativa 6
4. Objetivos 8
4.1 Objetivo Geral 8
4.2 Objetivo Específico 8
5. Referencial Teórico/Revisão de Literatura 9
1. Apresentação
BARBOSA (1997), em suas considerações sobre teoria e prática, afirma que teoria é um processo interno, abstrato - é o pensamento em si - e a prática é o ato concreto que se pode ver, ouvir, sentir; é quando nosso interior entra em contato com o mundo exterior (p.20). O mesmo autor define que aulas práticas como sendo aquelas em que são colocados em prática os conteúdos vistos nas aulas teóricas, através da execução de movimentos corporais, atividades recreativas, rítmicas e jogos, facilitando o entendimento e a assimilação desses conteúdos (p.94).
Segundo BETTI (1991), a Educação Física deve ir mais além do simples fazer, ou seja: não basta correr ao redor da quadra; é preciso saber porque se está correndo, como correr, quais os benefícios advindos da corrida, qual intensidade, frequência, e duração são recomendáveis.
Através de relatos da falta do interesse nas aulas teóricas, principalmente no ensino médio, surgiu o questionamento do motivo que leva a esse desinteresse nesta parte tão importante da aula de educação física escolar.
2. Problema de Pesquisa
Por que os alunos do ensino médio não têm interesse nas aulas teóricas?
3. Justificativa
Em consonância com o exposto aparece o interesse sobre como vem sendo desenvolvida a relação entre teoria