pesquisa sobre a escola Vale da esperança
Questões específicas para as escolas de responsabilidade de cada grupo
1 – Qual a localização da escola? Quais as características econômico-sociais da comunidade localizada no entorno das dependências da escola?
R: a Escola Municipal 15 de Julho se localiza no Assentamento Vale da Esperança, zona rural, há 70km da cidade de Formosa/GO.
É uma escola do campo, onde seu público alvo são filhos e filhas de assentados da Reforma Agrária. As famílias ainda enfrentam diversas dificuldades, principalmente devido a falta de políticas públicas voltadas para esse fim.
2 – Qual o histórico da escola?
R: HISTORICO DA EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO VALE DA ESPERANÇA
Aos 15 dias do mês de Julho do ano de 1996, os Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a fazenda Vale da Esperança que já era desapropriada pelo INCRA. As famílias vieram com suas crianças, que tinham que ir à escola. Reuniram-se pais e crianças e foram se matricular na Escola Água Doce na fazenda vizinha do acampamento, que no primeiro momento foi negado à matrícula, pois não aceitavam o movimento dos trabalhadores sem terra. Os pais se reuniram e foram à prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação autorizou as matrículas. Por que as famílias acamparam em frente à Prefeitura Municipal de Formosa. E os educadores ministraram aulas em baixo de uma árvore na Praça Rui Barbosa em frente o prédio da mesma.
Em fevereiro de 1997 pedimos que a escola viesse para dentro do acampamento Vale da Esperança, com muita insistência conseguimos trazer duas salas anexas que funcionava em uma casa que era do vaqueiro e outras duas salas na sede da fazenda que ficava a 10km retirado desta casa. As dificuldades eram muitas, trabalhávamos com multiseriadas, e somente uma professora tinha formação no magistério e as outras três eram assistentes de ensino que assumiam a sala de aula. Não tinha livro didático, pesquisávamos