pesquisa sobre transferência de massa
A transferência de massa é o processo de transporte onde existe a migração de uma ou mais espécies químicas em um dado meio, podendo esse ser sólido, líquido ou gasoso. O transporte das espécies químicas pode ser feito por dois mecanismos: difusão e/ou convecção. A difusão deve-se à diferença de potenciais químicos das espécies, ou seja, à diferença de concentrações entre dois locais num dado sistema. A convecção deve-se às condições de escoamento de um sistema, por exemplo, líquido em movimento sobre uma placa.
A transferência de massa de uma espécie química num meio líquido ou gasoso em coordenadas cartesianas é descrita pela equação de transporte de massa:
(1)
Onde é a concentração, o número de Péclet, , e as coordenadas cartesianas espaciais e a componente da velocidade na direção . Note que esta equação é dirigida pelo gradiente de concentração.
Alguns exemplos de aplicação deste fenômeno são o endurecimento de aços, o tempo total para ocorrer uma dada reação química em um leito reativo e a operação de filtragem utilizando membranas.
Transferência de massa é massa em trânsito como o resultado de uma diferença de concentrações de uma mistura.
Um gradiente de temperatura é o potencial motriz para a transferência de calor, um gradiente de concentração de uma espécie em uma mistura fornece o potencial motriz para o transporte desta espécie.
Temos a ocorrência do fenômeno em processos industriais como alguns a seguir:
Remoção de substâncias voláteis poluentes por adsorção.
Remoção de gases à partir de águas residuárias.
Difusão de partículas adsorvidas no interior dos poros de carvão ativado (remoção de odor em geladeira e impurezas em água).
Taxa de reação química e biológica catalisada (Lípase adsorvida em Algas marinhas-agarose).
Produção de álcool.
Secagem de madeira.
Ar condicionado.
O mecanismo da transferência de massa depende da dinâmica da mistura no qual ocorre onde a transferência de massa molecular está