Pesquisa sobre solo
O solo, assim como a água, o ar e as florestas são os recursos naturais do planeta Terra. Estes recursos naturais são responsáveis pela vida em nosso planeta. O solo serve como abrigo e fonte de alimentos para muitos seres vivos.
Os estudos sobre o solo iniciaram entre 1877 e 1878 na Rússia, com o cientista DOKUCHAEV, que pesquisou sobre a composição e propriedades do solo, a fim de utilizar estes conhecimentos na agricultura.
O solo é tão importante para a vida do ser humano, que foi criado no Brasil e em outros paises do mundo, um dia específico para homenagear o solo. O dia 15 de abril é o DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO. Este dia foi escolhido em homenagem ao nascimento do americano HUGH HAMMOND BENNET Pai da Conservação do Solo. Ele fez muitos estudos sobre o solo e se dedicou a causa mundial da conservação do solo.
Nesta pesquisa falarei sobre a definição de solo, sua importância, composição, os tipos de solo, erosão e cultivo do solo.
DESENVOLVIMENTO
1. O que é o solo?
O solo, também chamado de terra, é a parte seca que recobre a superfície da Terra (crosta terrestre) onde nascem e crescem muitas espécies de animais e plantas.
2. Importância do solo
O solo é imprescindível para o nosso planeta, porque dele é retirado alimento para a sobrevivência dos seres vivos. Ele atua como suporte à água e ao ar e sobre ele construimos nossas moradias, realizamos o plantio de nossa agricultura, desenvolvemos pastagens para criação de gado. Dele também retiramos os recursos minerais para o desenvolvimento de tecnologias.
3. Composição do solo
O solo é formado a partir de rochas.
A ação do clima (vento, chuva, gelo e calor), tempo e organismos vivos (fungos, líquens e outros), transformam as rochas em material mais ou menos solto e macio (areia, calcário, argila e limo). Esta é a parte mineral do solo.
Os restos de animais e vegetais (parte orgânica do solo)