Pesquisa sobre Saude Mental
Neste trabalho vamos abordar uma pesquisa realizada com embasamento teórico relacionado à temática do serviço social na saúde mental.
Iremos descrever a historicidade do trabalho relacionado a rotina do Assistente Social, quais foram os desafios e mudanças que os profissionais conseguira contribuir com a reforma psiquiátrica.
E o que foi mudado através de mobilizações sociais para melhorar a vida de pacientes psiquiátricos.
2. Definição do tema
O Serviço Social na Saúde Mental
A definição do tema se deu através de uma curiosidade de saber como se dá a atuação do Assistente Social na área da Saúde Mental.
3. Base Teórica
No Brasil o Serviço Social começou como assistência aos trabalhadores para amenizar a relação entre o capital e trabalho, com isso o Serviço Social entrou na área da saúde, porém não na área da Psiquiatria sendo que não era constituído como área de atuação do profissional.
A literatura registra o inicio do Serviço Social em saúde mental foi em 1946, apesar destes registros por cerca de trinta anos não havia muitos profissionais trabalhando na área psiquiátrica em clinicas, hospitais ou manicômios, esses números eram reduzidos porque não havia privatização destes serviços públicos de saúde.
Sendo que havia poucos hospícios estatais, eles atendiam um grande número de pacientes, entre eles pessoas moradoras de ruas e pacientes crômicos, neste campo havia poucos profissionais trabalhando. Nos hospitais eram atendidos pacientes e familiares pertencentes aos institutos de aposentadoria e pensão (os IAPs). As poucas clinicam que tinham privadas não empregavam profissionais.
Com a ditadura militar instaurada em 1964, o governo começou reformar o sistema de saúde e o previdenciário, com discurso de modernização e racionalização que mudou o quadro hospitalar brasileiro. Os hospitais dos IAPs foram incorporados a rede do INPS e perderam seu caráter do sindicalismo, mas