pesquisa sobre patrimônio histórico Istambul
Governo turco aprova demolição de arranha-céus para preservar patrimônio histórico de Istambul.
30 de agosto de 2014
Foto: Divulgação/Internet
Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico de Istambul, o governo da Turquia aprovou a demolição de três torres residenciais do complexo Onalti Dokuze, projeto assinado pelo escritório americano Alpar Architecture, recém-construído no distrito de Zeytinburnu.
A polêmica teve início quando a construção do conjunto, em 2010, provocou críticas e protestos da população local por obstruir e prejudicar a escala de marcos arquitetônicos como a Basílica de Santa Sofia, o Palácio de Topkapi e a Mesquita Azul.
No ano passado, um tribunal da cidade ordenou a destruição dos arranha-céus. Em resposta, as administrações municipais de Istambul e Zeytinburnu recorreram à decisão, mas o pedido acabou rejeitado.
A decisão do governo turco acontece no momento em que a UNESCO cogita retirar o status de “Patrimônio Mundial” de Istambul e colocá-la na lista de locais ameaçados – isso porque a metrópole recebeu diversas advertências sobre a gestão controversa do ambiente construído e o planejamento de projetos de grande escala. www.dezeen.com
Fonte: www.arqbacana.com.br
OBS.: No site www.arqbacana.com.br está igual ao defender, tem em vista sua fonte é do arqbacana.
SITE: www.dezeen.com
News: o governo turco aprovou uma ordempara demolir uma série de novos arranha-céusna área de Zeytinburnu de Istambul para proteger os pontos de vista históricos deedifícios importantes, incluindo a Basílica de Santa Sofia.
Três arranha-céus no desenvolvimento OnaltiDokuz no oeste de Istambul será demolido ou parcialmente demolido, depois de o Conselhodo Governo turco de Estado rejeitou os recursos contra uma decisão judicial exigindo a sua retirada do horizonte da cidade.
As torres residenciais, projetados por AlparArchitecture for desenvolvedor AstayGayrimenkul, foram projetados para formar a peça