Pesquisa Sobre os Teóricos
CONCEPÇÃO DE ESCOLA:
Para Rosseau, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a
Liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressiva- mente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
CONCEPÇÃO DE ALUNO:
A partir de Rousseau as ideias de infância são sistematizadas. A noção rousseauísta de infância – a criança passa por um período natural, no qual sua boa índole ainda não foi contaminada pelos prejuízos da cultura e da sociedade – se estabelece como uma das principais visões a respeito da criança no mundo moderno.
TEORIA DEFENDIDA:
O objetivo é não só planejar uma educação com vistas à formação futura, mas também propiciar felicidade à criança enquanto ela ainda é criança. Rousseau intuiu na infância várias fases de desenvolvimento, sobretudo cognitivo. Foi, portanto, um precursor de Maria Montessori e John Dewey. Para Rousseau, a criança deveria ser educada em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos. Ele condenava os métodos de ensino utilizados até ali, por se escorarem na repetição e memorização de conteúdo, e pregava sua substituição pela experiência direta por parte dos alunos, a quem caberia conduzir, pelo próprio interesse, o aprendizado. Mais do que instruir, para Rousseau, a educação deveria se preocupar com a formação moral e política.
_______________________________________________________________________________
JOHN DEWEY De 20/10/1859 a † 01/06/1952
CONCEPÇÃO DE ESCOLA:
O papel da escola, segundo ele, é reproduzir a comunidade em miniatura, apresentar o mundo de um modo simplificado e organizado, e aos poucos conduzir as crianças ao sentido e a compreensão das coisas mais complexas. Em outras palavras, o objetivo da