Pesquisa sobre liderança
Conceito.
Custeio Departamental é um sistema que visa atribuir os custos indiretos aos produtos por meio de departamentos. Departamentos são setores que compõem uma organização e podem ser classificados como departamentos das áreas administrativas, de produção e comercial.
Departamento é uma unidade, composta por homens e bens, capaz de realizar tarefas homogêneas, gerando gastos que podem ser classificados como despesa ou custo, sendo considerados também como “centros de custos”. Cada departamento corresponde a um centro de custos, porém pode ser subdivididos em outros centros de custos economicamente viáveis.
No sistema de custeio departamental os departamentos são de duas naturezas:
Departamentos produtivos: são os departamentos que fazem parte da produção, os custos diretos são facilmente atribuídos aos produtos ao passarem por este departamento, já os custos indiretos devem ser rateados.
Departamentos de serviços; compõem todas as áreas da empresa, todos os seus custos são indiretos e a melhor forma de rareá-los aos produtos é por meio da departamentalização.
O custo de produção é atribuído aos produtos primeiramente pelos custos diretos e posteriormente os indiretos, sendo estes determinados pelo rateio adotado na empresa.
Métodos de rateio:
No método direto os custos gerados nos departamentos de serviços são rateados diretamente aos departamentos produtivos.
No método algébrico, um departamento de serviços poderá receber, por transferência, parte do custo do próprio departamento que foi transferido para outro.
No método de hierarquização os custos gerados nos departamentos de serviço são rateados entre todos os departamentos.
Adaptação no Plano de contas.
Para que seja integrado ao plano de contas o custeio departamental deve-se estabelecer contas representativas para cada departamento, além de sub-contas em cada um deles para o registro dos custos gerados nos próprios departamentos, assim como as transferências. O Plano