PESQUISA SOBRE CERAMICA E TIJOLOS
1- A CERÂMICA
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Derivada da argila, este material se torna muito “plástico” e fácil de moldar quando umedecido. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas (ao redor de 1.000º C), que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa e, em alguns casos, fixando os esmaltes na superfície. Nos últimos anos, acompanhando a evolução industrial, a indústria cerâmica adotou a produção em massa, garantida pela indústria de equipamentos, e a introdução de técnicas de gestão, incluindo o controle de matérias-primas, dos processos e dos produtos fabricados.
A indústria cerâmica na atualidade pode ser subdivida em setores que possuem características bastante individualizadas e com níveis de avanço tecnológicos distintos. Visto o objetivo deste trabalho, não adentraremos nos inúmeros tipos de cerâmica, porém tratemos de um tipo bastante usado na construção civil, qual seja, a
Cerâmica Vermelha. Esta compreende aqueles materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, telhas, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas) e também utensílios de uso doméstico e de adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo, porém o mais correto é em Materiais de Revestimento.
Por fim, destaque-se que o objetivo principal deste trabalho, trata-se de trazer conhecimentos sobre os materiais cerâmicos relacionados à construção civil, com foco apenas no “Tijolo” e “Bloco”, e em seguida colher dados numa pesquisa, para que assim se possam indicar as vantagens ou desvantagens no uso destes materiais (feitos de cerâmica) em relação ao uso dos que são feito de concreto.
2– DESENVOLVIMENTO
2.1 - TIJOLOS E BLOCOS CERÂMICOS -> TIPOS E ESPECIFICAÇÕES (VER ANEXO 1)
Geralmente são mais baratos e com bom desempenho térmico. A