Pesquisa SNMP
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) ou Protocolo de Gerenciamento de Rede Simples, é um protocolo encontrada na camada de aplicação, criado para transportar informações que gerenciam a rede, entre eles: os dispositivos e os sistemas, ele permite que administradores de rede gerenciem o desempenho da uma rede monitorando interfaces, processadores, memórias de equipamentos, como roteadores, switches, dispositivos sem fio e servidores.
É possível a visualização do status da rede, ter um histórico de atividades, bem como receber avisos para ajudar na resolução de problemas. A primeira versão do SNMP foi lançada em 1989 e quatro anos depois teve uma atualização para a versão 2. O SNMPv2 (versão 2) fornece um gerenciamento de rede centralizada e distribuída melhorando a sua função de gerenciamento. As primeiras versões do SNMP são consideradas de baixa segurança, por isso não são recomendáveis para a utilização.
A versão SNMPv3 foi criada para solucionar as questões de segurança, que estavam presentes nas versões anteriores, fornecendo acesso seguro e gerenciamento por meio de autenticação e criptografia.
O software Agent – Agente é instalado em cada dispositivo da rede, para trabalhar com o sistema de gerência para responder as exigências recebidas, ou para executar os comandos solicitados. Também enviam informações em casos de falhas ou eventos significativos. O software Manager – Gerente é instalado no sistema de gerenciamento para requerer as informações e enviar comandos para os dispositivos conectados à rede e para receber as informações ou os eventos espontâneos gerados por esses dispositivos. O software de apresentação é responsável pela visualização das informações do sistema de gerenciamento e pela interface do sistema com o usuário. Os softwares não possuem um padrão no mercado, e muitos sistemas estão disponíveis oferecendo interfaces com os objetivos de facilitar o gerenciamento de redes.