PEsquisa quantitativa
1. Pesquisa quantitativa
É uma metodologia de pesquisa que considera que tudo pode ser quantificável, tudo pode ser representado por números, e através destes números, é possível classificar os dados e analisá-los. Utiliza recursos estatísticos, como por exemplo, porcentagem, média, desvio-padrão, ente outros.
A pesquisa quantitativa deve ser utilizada quando existe um padrão, quando a resposta procurada é algo que pode ser quantificado, que pode ser representado por números. Podemos utilizar como exemplo uma pesquisa que tem por objetivo, determinar quantas instituições de saúde no Brasil utilizam o prontuário eletrônico.
Este modelo de pesquisa não deve ser utilizado quando existe a necessidade de se compreender os motivos, os "porquês". Ainda usando o exemplo anterior, se o objetivo fosse saber o motivo pelo qual as instituições não utilizam o prontuário eletrônico, o modelo de pesquisa quantitativa não seria o mais apropriado.
Para a coleta de dados nesta metodologia, pode-se usar questionários ou formulários. A diferença básica entre o questionário e formulário é que no primeiro caso as respostas são por escrito, sem a presença de um pesquisador, diferente do formulário que é preenchido com um pesquisador. 1.1 Vantagens
Um método quantitativo utilizado numa pesquisa possibilita uma análise direta dos dados, possui grande facilidade demonstrativa dos achados, possibilita a generalização pela representatividade e torna possível a inferência destes achados para outros contextos.
Preocupa-se em medir (quantidade, freqüência e intensidade) e analisar as relações causais entre as variáveis.
Pesquisa quantitativa freqüentemente assume o pressuposto da predição e controle.
Nos estudos organizacionais, a pesquisa quantitativa permite a mensuração de opiniões,reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente. 1.2 Desvantagens
Já como