Pesquisa Quantitativa E Qualitativa RESUMO CLAUDIA
As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele.
Suponhamos que a intenção do pesquisador seja medir, quantificar, o grau de satisfação dos habitantes de uma determinada cidade no que se refere à administração do prefeito atual. Para tanto, ele teria de optar pela pesquisa quantitativa, haja vista que ela se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, ele iria traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.
A pesquisa qualitativa é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Tais pormenores não podem ser traduzidos em números quantificáveis.
PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
2. O que é Pesquisa Qualitativa ?
A pesquisa Qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenômeno que observa.
Seus objetivos são: a observação, a descrição, a compreensão e o significado;
3. Não existe hipótese pré-concebidas; suas hipóteses são construídas após a observação (ou seja, dá ênfase na indução);
4. Não existe “suposta certeza” do método experimental. Neste sentido, quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado.
(VILELA)
5. Procedimentos da Pesquisa Qualitativa
Definição da Proposta: Para identificar um bom tema-problema, você precisa ler sobre a área de seu interesse. Faça revisões da literatura sobre o assunto, principalmente em artigos e revistas científicas.
6. Formulação das hipóteses e do referencial teórico: O pesquisador evita construir hipóteses a priori, elas são na maioria das vezes desenvolvidas a posteriori.
7. Coleta de Dados: O pesquisador é o instrumento de coleta dos dados. Neste sentido, um estudo-piloto