Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa:esta é a questão
1-significado
Conforme arts. 41 e 42 do Código Civil, são pessoas jurídicas de direito público interno a União, os Estados, o DF, Territórios, Municípios, autarquias, inclusive associações públicas, e demais entidades de caráter públicos criadas por lei, enquanto as pessoas jurídicas de direito público externo são os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
Quanto às pessoas jurídicas de direito privado, de acordo com o art. 44 do Código Civil, são as associações, sociedades e fundações.
Portanto, a definição é taxativa e legal, conforme supramencionado, razão pela qual resta impossível descrever mais detalhadamente pra você.
Classificação da pessoa jurídica:
Quanto à nacionalidade: nacional e estrangeira.
Quanto à estrutura interna: corporação( conjunto de pessoas, reunidas para melhor consecução de seus objetivos) e fundação( compõem-se de um patrimônio personalizado, destinado a um determinado fim). As corporações se dividem em associações(entidades sem fins lucrativos) e sociedades(visam o lucro que deve ser distribuído entre os sócios).
2-
Para Gomes (2005) a desconsideração da personalidade jurídica é a ferramenta de reparação a ser utilizado pelo juiz, nos casos em que a pessoa jurídica se afastasse da finalidade para a qual foi criada, em virtude da autonomia e capacidade que lhe são peculiares, vindo a causar danos à sociedade, através de atos ilícitos, com o fim de obter vantagens injustas.
Este foi o meio encontrado para se evitar que a pessoa jurídica se transformasse em um instituto inatingível, dogmático, que viesse a se perpetuar como um meio para se atingir propósitos ilegítimos, em detrimento do direito de seus credores.
3
04-O Conselho Fiscal deve exercer uma fiscalização permanente da gestão da sociedade empresária, sobretudo, dos atos do administrador. Sua criação não é obrigatória sendo i
nteressante a sua instituição para