Pesquisa Qualitativa e Quantitativa (Resumo)
Quantitativo
A pesquisa quantitativa vem da tradição das ciências naturais, onde o conhecimento dos fenômenos é medido matematicamente por meio de escalas numéricas. Filosoficamente, esta pesquisa baseia-se numa visão dita “positivista”, onde o conhecimento do mundo real é representado pela matemática.
Esta analisa números por meio de métodos estatísticos, com protótipo de pesquisa de opinião e utiliza de testes de hipóteses (processo dedutivo). Nesse processo é necessário relacionar o universo de pessoas de uma determinada população que compartilha características em comum. A escolha do grupo à ser analisado deverá ser suficiente para desenvolver medidas confiáveis que permitam uma análise estatística que forneça dados suficientes para compreender o objeto da pesquisa.
Suponhamos que a intenção do pesquisador seja medir, quantificar, o grau de satisfação dos alunos da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) no que se refere ao transporte gratuito oferecido pelo campus de Seropédica. Para tanto, ele teria de optar pela pesquisa quantitativa, haja vista que ela se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, ele iria traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.
Qualitativo
Outra forma de abordagem é a Pesquisa Qualitativa, que afirma a possibilidade de investigação, trabalha com a atribuição dos significados. Dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada.
É