Pesquisa - Pólos de Apoio Presencial
Pós-Graduação em Planejamento,
Implementação e Gestão da EAD - PIGEAD.
DISCIPLINA – GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Atividade 4 - Pesquisa
Grupo: 6
Aluna: Gabriela da Costa Silva
Tutor: Elaine Sobreira
Dezembro de 2013
2
Relatório
É notável que o Polo de Apoio Presencial seja um forte elo na estrutura do ensino a distância proposta pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ele constitui “uma extensão operacional da Instituição de Ensino Superior na cidade do aluno ou mais próxima dele” (RIBAS, SILVA, et. al., 2010). É nesse sentido que se encontra a importância de possuir um bom gerenciamento e estrutura. É ele que deve prover o apoio presencial para a realização de atividades laboratoriais, de pesquisa e tecnológicas.
O Polo escolhido para análise é o de Nova Iguaçu, localizado na Rua Dr.
Paulo Froes Machado, 38, no Centro, que atualmente atende Cursos de
Graduação em: Letras, Pedagogia, Biologia, Matemática, Tecnologia em
Turismo, Administração Pública, Pedagogia, Física e Computação e PósGraduações em PIGEAD e Ntem, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e em Tecnologia, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET).
Partindo do aspecto infraestrutura, ainda de acordo com os autores supracitados, um Polo deverá ter, no mínimo, os seguintes ambientes: salas para secretaria acadêmica, coordenação de polo, tutores presenciais, professores, sala de aula presencial, laboratório de informática e biblioteca.
Nesse contexto, pode-se dizer que o polo de Nova Iguaçu obedece parcialmente esse aspecto, na medida em que possui a infraestrutura requerida, atualmente em obras para melhorias, mas a utilização não é realizada de forma eficaz, uma vez que, por exemplo, os alunos de pósgraduação não podem utilizar a biblioteca e não há possibilidade de utilização de equipamentos por parte da comunidade em geral, como desejável.
Com relação à equipe necessária:
São recomendados os seguintes atores: