Pesquisa Projetos Especiais - Percepção sob os detalhes
“Todos os homens consideram os limites do seu campo de visão como os limites do mundo.”
Arthur Schopenhauer
A percepção dos olhares sempre chamou bastante atenção das pessoas em toda história. E foram esses diferentes olhares que despertaram em nós o desejo de compreender um pouco mais sobre esse universo que nos cerca e que também podemos encontrar dentro de nós mesmos.
A visão é um dos órgãos dos sentidos, e é por meio desse sentido que temos a capacidade de enxergar tudo à nossa volta. Mas, será que realmente enxergarmos tudo que está a nossa volta?
Esta ideia nos despertou a vontade de descobrir e comparar a forma de percepção de pessoas que possuem 100% de visão com a deficiência visual, como definido pelo Ministério da Saúde. Este é um trabalho de pesquisa da disciplina Projetos Especiais II, orientado pela professora Izamara Bastos.
Em 1980, a Organização Mundial da Saúde publicou um sistema de classificação de deficiências visando à criação de uma linguagem comum para a pesquisa e a prática clínica, intitulado na tradução portuguesa de 1989. Atualmente, podemos classificar em três: deficiência, incapacidade e desvantagem.
Para esse processo de pesquisa, entrevistamos e conversamos com pessoas de 18 a 65 anos, de diferentes grupos. No total, 40 pessoas foram ouvidas neste processo. Vinte delas de pessoas que possuam 100% da visão e os outras 20 por deficientes visuais. Vale ressaltar que entrevistamos apenas deficientes que perderam a visão com o tempo
No que diz respeito às pessoas que possuem 100% da visão, entrevistamos alunos da Universidade Salgado de Oliveira. A instituição tem mais de 50 anos de tradição em educação com o compromisso de preparar seus alunos não apenas para conquistarem seu espaço na sociedade. Atualmente, a Universo trabalha com 27 cursos de graduação. E, entrevistamos alunos de todos os cursos, sem nenhuma restrição a nenhuma disciplina. No total, ouvimos vinte