PESQUISA : ORGANIZAÇÕES PERCEPTIVAS
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA- 2º SEMESTRE
DISCIPLINA: PROCESSOS PSICOLOGICOS BÁSICOS
PESQUISA : ORGANIZAÇÕES PERCEPTIVAS
Pinheiros - 2014
Introdução
Para transformar informações sensoriais em percepções significativas é preciso organizá-las: deve-se perceber os objetos como diferentes de seu
meio, vê-los como tendo forma constante e significativa, e discernir suas distâncias e movimentos. (ATKINSON, 2002)
As Organizações perceptivas são algumas competências que nosso cérebro utiliza para dar significado á multiplicidade de sensações que recebemos no caso desse estudo a sensação visual.
À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra.
Esses significados não são entidades estáticas, mas pontos de partida para a atribuição de outros significados. Tem origem, então, a estrutura cognitiva (os primeiros significados), constituindo-se nos ‘pontos básicos de ancoragem’ dos quais derivam outros significados. (Moreira e Masini
1982)
Com essa premissa, o estudo que será realizado, tem como tema estudar a percepção dos entrevistados em relação á uma figura previamente escolhida (anexo 1) , buscando como base de estudo as organizações perceptivas , como elas ocorrem nos participantes, levando em conta , sexo e idade .
Serão observados como os entrevistados percebem a forma da figura, como a percepção de cada um busca a “boa forma” (uma boa percepção de figura – fundo) , permitindo a relação figura-fundo:
Há uma tendência de organizar as percepções do objeto (a figura) sendo visto e o fundo (a base) sobre o qual ela aparece. A figura parece mais substancial e também se destaca do fundo ... dependendo de como a percepção é organizada. (SCHULTZ & SCHULTZ, 2007)
Como as organizações perceptivas acontecem quando se tem uma figura ambígua, onde não se estabelece um padrão para figura e outro para fundo, onde o que é figura,