Pesquisa Operacional
Pesquisa Operacional (P.O) é uma abordagem cientifica utilizada para solução de problemas de ordem complexa, através de meios matemáticos a pesquisa operacional proporciona aos executivos o poder de tomar decisões mais efetivas .
De acordo com a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional) “A Pesquisa Operacional trata-se de uma ciência aplicada utilizada na resolução de problemas reais, transformando-os em um problema matemáticos. Possui foco na tomada de decisões, utiliza conceitos e métodos de várias áreas científicas na sua construção, planejamento ou operação de sistemas. A Pesquisa Operacional é utilizada para ponderar linhas de ação alternativas e constatar as soluções que melhor se aplicam aos objetivos dos indivíduos ou organizações.
O método de pesquisa operacional surgiu durante a segunda guerra mundial com a necessidade de resolver os problemas complexos de logística, tática e de estratégia militar, para auxiliar os comandos operacionais na solução desses problemas foram criados grupos multidisciplinares de matemáticos, físicos, engenheiros e cientistas, esses especialistas aplicaram seus métodos científicos aos problemas que lhes foram apresentados, com isso desenvolveram a ideia de criar modelos matemáticos apoiando se em fatos e dados métodos. Esse método ganhou muita credibilidade durante a o período de guerra que após o termino do conflito suas técnicas e métodos foram utilizados no mundo acadêmico e empresarial para solucionar problemas de ordem administrativa.
O processo de Modelagem
Segundo Lachtermacher (2009), Quando um gestor se encontra diante uma circunstancia em que uma decisão precisa ser tomada, existe uma serie de alternativas conflitantes e concorrentes, para isso duas opções básicas se apresentam; a) usar apenas a intuição gerencial, b) realizar um processo de modelagem da situação exaustiva, realizar simulações de diversos tipos de cenários com o intuito de se aprofundar mais ao problema