Pesquisa Operacional
A Pesquisa Operacional é caracterizada pela utilização de modelos matemático para orientar os executivos na tomada de decisões.
Busca soluções ótimas para os problemas e trabalha com o sistema como um todo e não somente com os elementos que o compõem.
Considera-se como característica da Pesquisa Operacional, a aplicação do método científico e o uso de equipes interdisciplinares, com a finalidade de obter soluções que melhor satisfaçam aos objetivos conflitantes aos diversos órgãos da empresa.
A Pesquisa Operacional tem por finalidade conciliar os objetivos conflitantes aos diversos órgãos da empresa.
Não é possível considerar que a Pesquisa operacional busque informações perfeitas, ela busca as informações necessárias.
A Pesquisa Operacional trabalha com modelos matemáticos que são representações da realidade, mas não podem ser tão complexos e difíceis de controlar como a realidade, pois aí não haverá nenhuma vantagem em utiliza-lo.
Podemos construir modelos que são muito mais simples que a realidade e ainda assim conseguir empregá-los para prever e explicar fenômenos com alto grau de precisão.
A Pesquisa Operacional busa resolver os problemas organizacionais e utiliza das variáveis mais importantes para ter o melhor resultado.
Como o próprio nome indica, a pesquisa operacional envolve “pesquisa sobre operações". Portanto a P.O é aplicada a problemas que compreendem a condução e a coordenação das operações em uma organização.
As principais fase de um estudo de P.O são:
Definir o roblema de interesse e coletar dados;
Formular um modelo matemático para representar o problema;
Desenvolver um procedimento computacional a fim de derivar soluções para o problema com base no modelo;
Testar o modelo e aprimorá-lo conforme necessário;
Prepara-se para a aplicação continua do modelo conforme prescrito pela gerencia;
Implementeá-lo.