pesquisa operacional
Administração /8° semestre
Tamila Garcia Viana Mendes
Resenha: A importância da Pesquisa Operacional para a Administração
Prof Msc Rodrigo Fernandez
A importância da Pesquisa Operacional para a Administração
O administrador enfrenta no seu dia a dia grandes desafios que incluem medidas rápidas que dependem unicamente de uma decisão acertada. Não basta apenas conhecer o problema e saber como tecnicamente resolver, o administrador precisa ter uma ampla visão de todos os aspectos envolvidos, todas as variáveis que poderiam interferir para que o resultado esperado seja alcançado, e as alternativas para que a decisão adotada seja a correta. Para este fim, faz-se necessário o uso de ferramentas inteligentes criadas para agirem como auxiliadoras na análise da tomada de decisão.
A Pesquisa Operacional (PO) é uma dessas ferramentas, que tem como foco a tomada de decisões e a resolução de problemas. Foi utilizada pela primeira vez na GrãBretanha em 1938 para resolver questões táticas e estratégicas de operações militares, continuou a ser utilizada após a Segunda Guerra Mundial, e foi ganhando novas metodologias após o surgimento dos computadores e os avanços tecnológicos. Nos dias atuais a PO tem sido de grande importância no contexto da administração de empresas, e cresce cada vez mais, variando em técnicas e modelos e se modernizando com a finalidade de melhor se adequar a diferentes situações.
O primeiro passo da PO é formular o problema. Para que este passo seja possível, é preciso definir o objetivo a ser atingido e o responsável pela tomada de decisão, além de possíveis comedimentos, possíveis linhas de ação e a interação do fator analisado com os setores da organização, haja vista que, a PO leva em consideração o todo da empresa e não setores isolados, logo, a solução do problema deve favorecer toda a organização. Após a definição do problema, é preciso estabelecer qual método se adéqua melhor a questão. O método quantitativo ou