Pesquisa operacional
Pesquisa Operacional
Introdução a Management Sciences
É denominado Management Sciences (MS) a área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios. Pode ser considerada uma subárea da pesquisa operacional pois, trata de uma modelagem matemática aplicada à área de negócios.
A MS-PO pode ser utilizada para ajudar no processo de decisão entre diversos tipos de problemas como: de otimização de recursos, de localização, roteirização, carteira de investimento, alocação de pessoas, previsão e planejamento, alocação de verbas de mídia.
A definição de MS nos leva a três objetivos inter-relacionados:
1) Converter dados em informação significativas: transforma dados brutos em dados de forma organizada, pois os dados brutos não significam isoladamente nada que possa ser utilizado no processo de tomada de decisão gerencial. Os sistemas de informações gerenciais (SIG), são responsáveis pela transformação desses dados em informação gerencial que podem ser utilizados no processo de tomada de decisão, são sistemas que geram informações consolidadas referentes a um período e comparam com o período anterior ou com o mesmo período do ano anterior. Essas informações geradas pelos SIG são analisadas por meio dos sistemas de apoio à decisão, que levarão o decisor a uma alteração no nível de utilidade do produto. Essas decisões têm sido acumuladas em bases de conhecimento por meio de sistemas especialistas. Essas bases armazenam as decisões tomadas para que elas possam orientar decisões futuras funcionando como uma memória empresarial.
2) Apoiar o processo de tomada de decisão de formas transferíveis e independentes: ela da suporte às decisões para que sejam independentes do decisor e assegura que o processo de tomada de decisão seja claro e transparente.
3) Criar sistemas computacionais úteis para os usuários não técnicos: facilita por meio de