Pesquisa Operacional
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
Maringá - Paraná
Brasil
1. Introdução
A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência aplicada com o objetivo de solucionar problemas ou otimizar soluções através da modelagem matemática, tendo como auxilio os programas computacionais. Os modelos podem ser solucionados por métodos e técnicas matemáticas específicas, dentre elas: Programação Linear, Programação Inteira, Teoria das Filas, Simulação, Teoria dos Jogos, Teoria dos Grafos, dentre outras. O presente trabalho tem por objetivo analisar dois artigos envolvendo a Pesquisa operacional e sua aplicação com softwares. O primeiro artigo visa analisar um software desenvolvido para suprir a deficiência de softwares já existentes para a Análise Envoltória de Dados (DEA). Já o segundo artigo busca alinhar a importância do ensino do uso de recursos computacionais à pesquisa operacional.
2. Artigo 1 – SIAD – Sistema Integrado de Apoio à Decisão: uma implementação computacional de modelos de análise envoltória de dados.
A análise envoltória de dados (DEA) consiste em uma abordagem que tem por finalidade calcular eficiência por meio de programação linear (PPL), que permitem mensurar o desempenho de unidades tomadoras de decisão (DMU).
Com a crescente procura por DEAs e PPLs, pesquisadores têm se preocupado com a qualidade dos dados que são fornecidos pelos DMUs, seus resultados e índices de eficiência. Porém, para se mensurar isso, um PPL deve ser resolvido por cada DMU, então, dependendo da quantidade de DMUs existentes esta tarefa torna-se dispendiosa caso não haja um software especializado para isto.
Dessa forma, para se obter resultados completos e confiáveis, percebeu-se a necessidade de desenvolver-se um software que fosse acessível e que atendesse aos requisitos principalmente de inclusão dos novos modelos de DEA. Assim, foi criado o Sistema Integrado de Apoio à