Pesquisa operacional
Introdução
Este trabalho tem como objetivo encontrar informações, que possibilitem esclarecer o planejamento estratégico bem como a administração estratégica, visando um aperfeiçoamento da aprendizagem acadêmica.
Não há improvisação nas empresas organizadas. Quase tudo nelas é planejado.
O Planejamento é uma das primeiras funções administrativas por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções. Ele determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
Toda empresa é parte integrante do seu ambiente. Enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa.
Assim, o conhecimento objetivo sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a empresa e as forças externas que afetam direta ou indiretamente seus propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas, estrutura, recursos, planos, programas, projetos, procedimentos, etc., e para alcançar os resultados desejados é necessário que a empresa os decomponham até que sejam transformados em ações e resultados.
Toda empresa possui, implícita ou explicitamente, missão, propósitos, macroestratégias, macropolíticas, objetivos, desafios, estratégias, políticas projetos.
1- Administração Estratégica.
Nos sistemas de planejamento estratégico adota-se um estilo de administração que cria condições para a emergência de uma organização atenta ao mundo, flexível às mudanças e com senso de oportunidade. Os executivos são responsáveis pela busca de informação ambiental, têm facilidade de selecionar o que interessa e detectam mudanças e conseqüências para a organização.
Na administração estratégica, as descontinuidades são antecipadas, as pessoas voltadas para o