Pesquisa nr 20
1. Classificação:
- A sinalização de segurança contra incêndio e pânico é classificada em básica e complementar.
a. Sinalização básica: constituída de quatro categorias de acordo com sua função;
- Sinalização de proibição: sua função é proibir ou coibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio ao seu agravamento.
- Sinalização de alerta: sua função é alertar para áreas e materiais com potencial de risco.
-Sinaliação de orientação e salvamento: sua função é indicar as rotas de saída e ações necessárias para o seu acesso.
- Sinalização de equipamento de combate e alarme: sua função é indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio disponíveis. Obs: as sinalizações devem apresentar efeito fotoluminescente, sendo que em ambientes onde não há claridade suficiente deve possuir sinalização iluminada,com indicação de saída.
b. Sinalização complementar: É composta por faixas de cor ou mensagens, devendo ser empregadas nas seguintes situações;
- Indicação continuada de rotas de saída
- Indicação de obstáculos e riscos de utilização das rotas de saída, como pilares arestas de paredes e vigas.
- Mensagens escritas específicas que acompanham a sinalização básica, onde for necessária a complementação da mensagem dada pelo símbolo.
2. Implantação da sinalização
Os diversos tipos de sinalização de segurança contra incêndio e pânico devem ser implantados em função das características específicas de uso e dos riscos, bem como em função das necessidades básicas para a garantia da segurança contra incêndio na edificação. A sinalização deve estar presente em qualquer tipo de edificação ende são exigidas, por norma ou regulamentação, saídas de emergência de uso coletivo e instalação de equipamentos e sistemas de proteção contra incêndio.
a. Sinalização básica:
- Sinalização de proibição: deve ser instalada em local visível, com altura mínima de 1,80m medida do piso acabado e estar distribuida