Pesquisa no dia-a-dia academico
A pesquisa começa a ter maior espaço na vida do estudante quando ele chega a universidade. No meio acadêmico faz-se extrema necessidade de adquirir o habito de pesquisar. Diante disso, na disciplina de Metodologia da Pesquisa Educacional foi proposto a uma equipe da sala que apresentasse um seminário explicitando algumas características desse tema.
No primeiro momento, o grupo explanou alguns aspectos da ciência, da pesquisa, bem como critérios de suma importância para se obter um bom desempenho. Faz necessário, primeiramente, estabelecer um objeto de pesquisa, e se desprender de toda a concepção do senso comum sobre o assunto. Busca-se se interar mais a partir de fontes seguras e que realmente tenham credibilidade do assunto abordado, mantendo-se na imparcialidade. Outro importante aspecto que deve ser observado, é a criatividade, a originalidade do objeto de pesquisa, buscando temas que ainda se tem pouco estudo, ou diferentes linhas de um assunto já abordado, sempre tendo em foco a coerência e seqüência lógica dos fatos. A pesquisa não pode ser utilizada somente pra atender exigências de trabalhos de conclusão de curso, mas deve ser ferramenta para levantar problemas e suas soluções, descobrir novos caminhos, enfim, fomentar o processo dialético do conhecimento.
Definidas algumas características da pesquisa, buscou-se então diferenciar os conceitos de conhecimento cientifico e popular. O primeiro necessita da comprovação, da experimentação, da busca pela sua credibilidade, sendo este utilizado nas pesquisas, já o segundo é transmitido de geração a geração, não possuindo a necessidade de sua eficácia. A partir daí, segui-se a explanação de alguns aspectos que o conhecimento cientifico possui, bem como sua busca e relações. A pesquisa científica tem como característica a busca de novos caminhos, pára a superação de conceitos, muitas vezes já dogmatizados, construindo o processo dialético do saber .
Para exemplificar como